segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Situações Matemáticas



SITUAÇÕES EM QUE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS SÃO UTILIZADAS NO NOSSO COTIDIANO:

      Matemática na feira:
Ao comprar, pagar, ao ver quantidades (dúzias).
Matemática no Mercado: Ao pagar, soma total da compra, onde é registrado através do ticket.
Matemática em folheto de supermercado:
Onde mostra o valor do produto, se caso esteja em oferta eles colocam a porcentagem de desconto.    
 Matemática no banco: Pagar contas, receber salário, os descontos na conta bancária.
Matemática na cozinha: Numa receita, onde são selecionados os produtos certos. As frações e números que representam a quantidade dos ingredientes. Matemática no transporte: Não importa os meios de transporte, ao utilizarmos temos que pagar a passagem, ou tarifa, receber o troco.
 Matemática na construção: Cálculos na obra, na planta do imóvel. A quantidade de funcionários para a obra.
Matemática no futebol: Soma de gols, ou seja, do placar.
Matemática no sítio: O dono do sítio quando tem vários animais, ele conta os animais para não perder nenhum deles. Contar os ovos da galinha. As frutas colhidas.
Matemática na placa de estrada: Onde é mostrado os quilômetros a serem percorridos, quanto quilômetros faltam para chegar ao destino.
 Matemática na padaria: Quantidade de pãezinhos, ou de qualquer alimento que tenha nesse tipo de comercio. Pagamento, troco.
Matemática na igreja: Onde é calculado o valor total do dizimo arrecadado, ou a “oferta”, ou ajuda da comunidade.
Matemática nas barracas de alimentos “cachorro quente” e etc.: O dono da barraca calcula quantos ingredientes tem que comprar. O cliente usa a matemática ao pagar.
Matemática nas festas juninas: Quantidade de prendas arrecadadas, números de convites vendidos e alimentos vendidos.
Matemática na Lista de material escolar: Mostra as quantidades de cada item pedido.
Matemática em cantina escolar. Pagar, obter o troco.



SITUAÇÕES MATEMATICAS PARA SER PROPOSTAS EM SALA DE AULA
SITUAÇÃO PROBLEMA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL     
                                         


SITUAÇÃO PROBLEMA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário