terça-feira, 24 de setembro de 2013

As possibilidades de intervenção.


   Sobre as possibilidades de intervenções que professor deve fazer processo inicial da construção do conceito de número.


    Fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as ideias dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar, provocar e validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências realizadas, aceitar erros e, buscar dados que faltam para resolução de problemas, entre outras tantas mais. 
  Dessa forma as crianças poderão tomar decisões agindo como produtoras de conhecimento e não apenas executar as instruções. Portanto, o trabalho com a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria sabendo resolver seus problemas sem a dependência de alguém. 
  O papel do professor é o de auxiliar o desenvolvimento da criança por meio da organização, situações de aprendizagem, nas quais os materiais pedagógicos cumprem um papel de autoinstrução como um fim em si mesmo. Essa concepção resulta da ideia de que primeiro trabalha-se o conceito do concreto para depois trabalhar no abstrato.
   O concreto é o manipulável e o abstrato são as representações formais com as definições e sistematizações.    
   Deve-se levar em conta que aprender matemática é um processo contínuo de abstração no qual as crianças atribuem significados e estabelecem relações com base nas observações, experiências e ações, que fazem desde cedo com elementos do seu ambiente físico e sociocultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário